EOS Business

EOS Business

Este trabalho objetiva destacar a contribuição que a consultoria empresarial enfoca e proporciona às organizações de forma elevada e suficientemente convincente para o alcance do sucesso empresarial. Desde a consolidação da consultoria nas décadas de 60 e 70 como uma profissão séria e remunerada as empresas estão buscando ainda mais por este serviços, o profissional consultor vêm a fim de auxiliar nas tomadas de decisões aqueles que já estão há tempos no mercado, como também aos novos empreendedores. Devido as grandes mudanças que se encontram no mundo organizacional e visando atender as necessidades de sobrevivência no mercado, muitas empresas já estão adotando uma nova postura e alimentando um novo conceito em relação a implantação da Consultoria Empresarial, pois estão cada vez mais conscientes da importância da utilização desta ferramenta que agrega grande valor ao diferencial competitivo. A consultoria empresarial, quando utilizada de maneira séria e ética proporciona grandes benefícios, apesar de gerar um elevado nível de melhorias, muitas organizações ainda não conseguem visualizar a essência do real objetivo. Com isso fomenta-se um pensamento equivocado, que pode ser visto através das exigências de resultados satisfatórios, imediatos e milagrosos por parte destas empresas, sem antes fazer uma verificação analítica da atuação e do seu comportamento organizacional, que na maioria das vezes é a base e a causa principal para a insatisfação dos resultados obtidos. 

 

Com as frequentes mudanças no setor empresarial e o empreendedorismo cada vez mais valorizado e procurado, a Consultoria Empresarial conquistou um papel fundamental nas organizações. Ser um empreendedor de sucesso requer certos cuidados e atenção, principalmente na hora de tomar decisões estratégicas e financeiras, esse é um dos principais papéis da Consultoria Empresarial, minimizar os riscos e possibilitar um maior apoio para empresários e gestores nas decisões importantes para o crescimento da empresa.

São vários os motivos que dificultam ou impossibilitam os empreendimentos de alcançarem seus objetivos, boa parte deles podem ser evitados por meio de uma consultoria eficiente:

- Falta de planejamento: muitos empresários se esquecem de fazer uma avaliação crítica do empreendimento, como a gestão de processos de negócios. Um bom procedimento poderá determinar o crescimento da empresa a longo prazo.

- Fatores econômicos: com as altas taxas de tributos às quais um empreendimento está sujeito, sem um planejamento econômico eficiente,  fica complicado manter uma empresa sem dívidas. Além da questão tributária, uma pesquisa revelou que 20% das possíveis causas de mortalidade nas empresas são fatores econômicos como lucros insuficientes, mercado consumidor restrito, juros elevados, perda de mercado e/ou nenhuma viabilidade futura.

- Concorrência: muitos empresários se esquecem da importância de desenvolver uma estratégia de mercado, afinal, não se pode esquecer que a concorrência está em constante movimento e o cliente cada vez mais exigente.

A necessidade de modernização e estruturação das empresas também contribui para o crescimento da consultoria empresarial, já que ao contratá-la, espera-se que os consultores tragam soluções para os possíveis desafios encontrados e a capacitação para implementar as mudanças necessárias para o sucesso do negócio.

consultoria também é responsável pela estruturação ou reestruturação organizacional da empresa por meio de atividades como levantamento e análise de dados da atual estrutura organizacional, processos, metodologias, pessoas, controles, identidade do negócio e a responsabilidade no auxílio às pessoas.

Essas atividades, aliadas a confiança, seriedade, ética e sigilo são alguns dos atributos essenciais para que seja alcançada a meta de se converter um quadro desfavorável em um empreendimento de sucesso.


eosbusiness

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>